O que fazer em Ilhabela
- ceciliamourtada
- 13 de nov. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2024
O que fazer em IlhabelaIlhabela é recheada de opções de hospedagem com preços que variam de acordo com o tipo e período do ano, mas é um erro pensar que você não vai encontrar o que fazer por lá na baixa temporada.
Vou te contar um segredo 🤫 a baixa temporada é a melhor época!
Além de encontrar preços mais baixos fora de temporada, você consegue passear com mais tranquilidade, se deslocar com rapidez e curtir praias mais tranquilas, algumas vezes até vazias, mas isso não significa que não tem gente por lá, mas sim que a ilha tem muitas praias e as pessoas estão mais espalhadas, sem grande concentração de pessoas em um único lugar e o melhor, a Villa que é o Centro Cultural e Turístico de Ilhabela nunca para, por lá, em qualquer época do ano você vai encontrar inúmeras opções de restaurantes, barzinhos, sorveterias e lojas diversas.
Voltando no tema hospedagem, vamos de indicação pessoal, gostamos muito de ficar na Pousada Recanto da Villa, da pra ir andando até o centrinho e quando pegamos um dia em que a ilha está com um tempo duvidoso é só irmos andando até o píer e olhar para que lado o céu está mais limpo para nos dirigirmos, além da localização privilegiada, a pousada tem piscina aquecida (isso está entre nossas prioridades), um café da manhã divino, completo (com mimosa, pra fazer a gringa), quartos super aconchegantes, atendimento excepcional, realmente é um cantinho que amamos!
Ah e tem cupom pra vocês: HOSPEDE10
Aí vocês falam: Mas Cecília, você só tá falando tudo isso pq está fazendo publi… e é aí que vocês se enganam! Já fiz publi pra eles sim, mas antes e depois disso já fomos inúmeras vezes, somos clientes fiéis, já ficamos em outros lugares na ilha e tem alguns que ainda queremos conhecer, mas a Pousada Recanto da Villa é a opção de hospedagem com melhor custo benefício!
Depois vou fazer um ranking de hospedagens para vocês na ilha, mas por hora vamos para outras dicas…
Nossas praias preferidas são:
Praia do Julião 📍
Lado sul da ilha.
Lá você tem três opções para ficar na praia:
tem o Restaurante Prainha do Julião que é maravilhoso, não tem nada lá que não seja bom e tem oferece atendimento na praia, ducha, banheiro, estacionamento. Nossa opção preferida!
Tem o Hotel TW Guaimbé, que tem um restaurante maravilhoso e atendimento na praia também, fizemos um Day Use uma vez que estávamos de carro elétrico e precisávamos carregar (quando participamos da experiência da Volvo), gostamos muito e com certeza é uma super opção de hospedagem luxuosa, porém não são todos os períodos que eles aceitam crianças por ser uma hospedagem mais voltada para casais.
E se você quiser economizar existe um acesso lateral onde você pode levar sua canga e cooler e sentar na praia sem ser na área de uso do restaurante ou do hotel, nesse caso você pode estacionar na rua, mas não é TÃO fácil conseguir vaga e não pode usar as conveniências dos estabelecimentos.
Sobre a praia: é limpa, considero uma das que tem a temperatura da água mais agradável, tem um público mais seleto e normalmente é mais tranquila quanto ao fluxo de pessoas.
Não tem tantos borrachudos, principalmente no mês de Maio.
Praia do Jabaquara 📍
Lado norte da ilha.
A praia é bem distante, conta com estrada de terra, mas o acesso é bom, o visual vale a distância, quando estiver chegando a vista já faz você se apaixonar, passe o repelente antes de ir pra lá, reforce ao descer do carro e depois de 15 em 15 minutos, é uma das que mais tem borrachudos.
Na Jabaquara você encontra duas opções de estacionamento, o primeiro estacionamento é do Restaurante Tangará e te oferece acesso com o carro até a areia, no segundo estacionamento você precisa andar um pouco (bem pouco sério), eu prefiro o primeiro por toda a infraestrutura que eles oferecem, porém se você quer levar seu cooler não poderá usar a estrutura deles, nesse caso vale a segunda opção, a praia é bem grande e você pode ficar onde quiser.
Existe uma outra opção de alimentação muito boa na praia, com uma infraestrutura mais básica e com uma caipirinha exclusiva de folha de mexerica (você encontra essa caipirinha em um outro lugar da ilha, que logo vou contar, mas a melhor sem dúvidas é a deles!).
Reforçando a dica sobre o repelente, em alguns períodos é possível reaplicar de 20 em 20 minutos, a indicação é usar o repelente da ilha que é o mais eficientes por lá, o Citroilha. Espalhe bem o repelente seja qual for, se utilizar o de spray espalhe, eles vão te picar em qualquer espacinho que não tiver repelente. E por mais difícil que seja, você não deve coçar as picadas, é um caminho sem volta e você ficará se coçando ainda mais e ficará com marcas depois.
Algumas pessoas dizem que consumir vitamina B12 ou complexo B ajuda a repelir os borrachudos, eu todas as vezes esqueço de testar, pois supostamente teria que consumir alguns dias antes e nunca lembro, se é fato ou mito não sei, mas acho que vale citar devido aos muitos relatos de conhecidos.
O meu relato sobre os borrachudos parece assustador né? Mas não deixe que eles tem assustem, tomando os cuidados necessários você vai curtir a viagem e muito, a ilha é linda e cheia de magia.
Vamos para mais indicações?
Eu falei da caipirinha né? O outro lugar onde você encontra a caipirinha de folha de mexerica é no Bar Nova Iorqui 📍
Lá é a última parada de carro do lado sul da ilha, depois disso só de barco. Eles tem a vista mais linda de todassss do por do sol, sem dúvidas é um lugar que você precisa conhecer.
E já que eu falei que eles são o último ponto de carro, vamos falar de uma praia com um acesso um pouco mais difícil?
Praia de Castelhanos 📍
Lado leste da ilha.
Pra acessar essa praia você pode ir de barco ou de Jeep, a praia integra o Parque Estadual de Ilhabela e minha dica é pelo menos na primeira vez ir de Jeep e voltar de barco, o caminho é lindo, nele você encontra amoras silvestres, cachoeiras, pontos de parada com uma vista maravilhosa… é uma grande aventura!
E a volta de barco pode incluir paradas por praias que o acesso é somente de barco.
Fizemos este roteiro com a Bem Receptivo e amamos!
O caminho de Jeep é bem longo, mas é lindo, caso queira curtir mais tempo na praia vale a pena ir e voltar de barco.
Não lembro ao certo quantos restaurantes tem lá, mas vale a pena seguir a indicação da agência de turismo.
Agora voltando para a Villa, vamos começar com as indicações de alimentação, não vou adentrar muito nesse tema hoje.
O Ilha do Camarão 📍 é a indicação número 1, tudo delicioso, porém com um ticket mais alto.
O Restaurante Alecrim 📍 fica em frente a praça e está no topo na questão custo beneficio, os pratos podem ser divididos, são muito bem servidos e a comida é muito boa.
E a sobremesa? Vamos de Gelato, claro!!!! Esse lugar já indiquei muitasss vezes… Gelateria Tradizionalle 📍 a melhor do mundo, não vai achar nenhum lugar igual na ilha e se quiser achar algo parecido em qualquer outro lugar pode fazer as malas pra Italia ❤️
Por hoje é isso… Tudo que falei aqui são relatos pessoais com base nas nossas experiências, já perdi a conta de quantas vezes fomos para a ilha e amamos, por isso voltamos tantas vezes no ano, todos os anos.
Curta, comente e compartilhe esse post para Parte 2 😉
















Comentários